Estado não registrou nenhum óbito por Covid-19 nesta segunda (11) e terça-feira (12)
Dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que ocupação global de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) encontram-se em 41% na macrorregião de Campo Grande, 45% em Dourados, 28% em Três Lagoas e 47% em Corumbá.
Existem 72 pessoas hospitalizadas em Mato Grosso do Sul, sendo 36 pessoas em leitos clínicos (30 público; 6 privado) e 36 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (34 público; 2 privado).
Existem três pessoas à espera de um leito nesta quarta-feira (13). Entre os pacientes que aguardam por uma vaga em hospital, dois são da Central de Regulação de Campo Grande e um da Central de Regulação de Três Lagoas.
O avanço na vacinação reflete na queda no número de casos confirmados, internações, taxa de contágio e óbitos pela doença.
Com isso, leitos específicos para tratamento da Covid-19 são desativados e transformados em atendimento geral. As cirurgias eletivas são retomadas gradativamente.
As cirurgias eletivas, paralisadas durante a pandemia, retornaram em setembro deste ano em Mato Grosso do Sul, após melhora na pandemia.
De acordo com relação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), os procedimentos serão realizados de setembro de 2021 a outubro de 2022 para zerar a fila de espera.
As cirurgias com maior demanda em Mato Grosso do Sul são: cirurgia geral, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia vascular, ortopedia, urologia e ginecologia.
A secretária adjunta de Saúde, Chrsitinne Maymone, leitos adaptados para tratamento da Covid-19 começaram a ser desativados em Mato Grosso do Sul após um ano e sete meses de pandemia.
“É natural que você veja uma diminuição de leitos, dos leitos específicos para Covid, muitos deles sendo utilizados para rotina normal, ou seja, as cirurgias eletivas que estão sendo programadas”.
“Estamos com dois projetos bastante interessantes em Mato Grosso do Sul, projeto Opera MS e Examina MS e precisamos executar as cirurgias eletivas que ficaram represadas na época da pandemia”.
São 68 casos confirmados e 1 óbito por Covid-19 contabilizados em Mato Grosso do Sul. Com isso, o Estado totaliza 374.745 testes positivos e 9.602 mortes desde o início da pandemia. A média móvel de óbitos está em 3,3 e a de casos em 122,4.
As cidades com testes positivos são Campo Grande (65); Três Lagoas (5); Chapadão do Sul (3); Dourados (3); Inocência (2); Naviraí (2); Paraíso das Águas (2); Alcinópolis (1); Brasilândia (1); entre outros municípios. A única cidade que apresentou morte nas últimas 24 horas é Campo Grande.
Sintomas da Covid-19
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
- Febre
- Tosse seca
- Perda do olfato
- Perda do paladar
- Falta de ar
- Dificuldade para respirar
- Dor ou pressão do peito
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que o isolamento social, o uso de máscara e álcool gel e a higienização das mãos com água e sabão são medidas imprescindíveis para conter a propagação do novo coronavírus.
- fonte: Correio do Estado