Com ventos de cerca de 200 km/h, poderoso furacão Idalia toca o solo na Flórida

Tempestade é a mais forte a atingir a região de Big Bend em mais de 125 anos

 Joe Raedle/Getty Images

O furacão Idalia atingiu a costa perto de Keaton Beach, em Big Bend, na Flórida, como uma tempestade de categoria 3, com ventos máximos sustentados de 190 km/h e rajadas ainda mais altas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). É a tempestade mais forte a atingir a região em mais de 125 anos.

Cedar Key, na costa do Golfo do estado, está enfrentando uma tempestade de 2,5 a 2,7 metros, com as águas ainda subindo rapidamente. A onda deve continuar a subir nas próximas horas na região de Big Bend à medida que os ventos contrários empurram o nível da água para cima e a maré normal também sobe.

Os níveis da água estão quase 2 metros acima das marés normais mais altas, superando o recorde do furacão Hermine em 2016 de 1,83 m. Os níveis de água foram medidos em Cedar Key desde 1914.

Os medidores de maré são escassos na Costa do Golfo da Flórida, mas os níveis de água mais altos já registrados estão ocorrendo em Tampa Bay, Clearwater e Cedar Key – indicando que uma tempestade recorde está acontecendo em toda a região.

A tempestade iniciou uma marcha pela Flórida e pelas costas da Geórgia e da Carolina do Sul. Idalia é o terceiro furacão a atingir a Flórida nos últimos doze meses, depois do furacão Ian em setembro de 2022 e do furacão Nicole em outubro de 2022.

Administração Oceânica e Atmosférica Naciona

Antes mesmo da chegada do furacão, mais de 115 mil pessoas estavam sem energia no estado. A maior parte das interrupções ocorreu na região de Big Bend. Isso inclui o condado de Taylor, com cerca de 13 mil; condado de Dixie, com cerca de 10 milinterrupções; e Levy County, com cerca de 8 mil.

Mais cedo, o governador da Flórida, Ron DeSantis, pediu para que as pessoas que atendam aos avisos das autoridades de emergência para se protegerem e “não brincarem com esses ventos”.

“Esse nível de tempestade é uma ameaça à vida. Não saia no meio desta tempestade. Se estiver calmo onde você está, pode ser que as condições mudem muito rapidamente. Então, onde quer que você esteja, agache-se e não tome nada como garantido aqui. Esta é uma tempestade muito, muito poderosa”, disse na manhã desta quarta-feira (30).

“Apenas agache-se até que ela passe por você. Você não quer brincar com esses ventos. Haverá coisas voando por todo lado”, reforçou.

Fonte: CNN