Como desenvolver uma vida de oração?

Por: Vivian Krajewski

Não existe vida em um relacionamento sem a comunicação. O diálogo presente todos os dias gera intimidade. Isso não é diferente com a oração que segundo o dicionário significa prece ou meditação.

Para um cristão, orar é falar com Deus é passar tempo com ele. Não existe nada mais precioso na vida do que ficar horas e horas na presença daquele que nos criou, ouvir tua voz e sentir tua doce presença.

Um cristão que ora é devidamente notado por todos, há unção, existe algo diferente ali, ou seja, é perceptível. Ah como é maravilhoso orar, eu sempre digo que orar é um tempo de qualidade que temos durante o dia, porque é através da oração que falamos com o amor de nossas vidas, Jesus nosso salvador.

Imagine quando temos alguém que amamos, o que mais gostamos de fazer é passar um tempo de qualidade com essa pessoa não é mesmo e dialogar. Isso não é diferente com Deus, a única diferença é que ele deve vir em primeiro lugar em nossas vidas, e como estão estabelecidas as prioridades em sua vida?

Para desenvolver uma vida de oração é desafiador, é preciso criar um hábito para não cair nas armadilhas da procrastinação.

Engana-se quem pensa que podemos substituir a oração, nada nessa vida substitui, nem mesmo as obras que você faz na igreja ou evangelismo. Quem não tem vida de oração é vencido pelas tentações, entra em contentas. Sem uma vida de oração não há relacionamento com Deus. A oração é o combustível do cristão é o nosso Termômetro.

Inimigos da oração:

* Preguiça

* Falta de tempo

* Cansaço

* Inquietação

* Pressa

* Distração

* Desânimo

* Procrastinação

Nosso maior exemplo de oração na Bíblia é Jesus. Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em alta voz e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus. E as Suas orações foram atendidas porque Ele era dedicado a Deus” (Hb 5.7). Se Jesus fazia orações, imagine nós que somos falhos e pecadores? Precisamos orar sem cessar  (1 Ts 5.17).

Dicas para desenvolver uma vida de oração:

* Prepare o ambiente: Sabe aquele lugar secreto onde só fica você e Deus? então, se organize de uma forma que o lugar seja agradável para passar algum tempo de oração;

* Estabeleça todos os dias um horário específico para orar: Tudo o que você precisa são 21 dias de determinação e disciplina, neurocientistas confirmam que quando algum comportamento se repete o cérebro cria vias sinápticas mais rápidas, de maneira que uma ação aciona a ação seguinte, de forma quase automática. A Teoria dos 21 Dias foi criada pelo médico Maxwell Maltz, um cirurgião plástico que ganhou fama em 1960. Ele observou que seus pacientes só notavam a mudanças promovidas pelas cirurgias depois de 21 dias da operação. Então se você orar por 21 dias consecutivos em um determinado local no mesmo horário, provavelmente você fará isso para o resto da sua vida;

* Leia a Bíblia: Não há vida sem oração e meditação da Palavra de Deus, oração sem a leitura da Bíblia é como se você fosse em um restaurante se alimentar sem a deliciosa sobremesa, por isso, se alimente da Palavra do Senhor especialmente com versículos que falam de oração;

* A última dica é de ouro: Persevere não desista, a Bíblia diz no livro de Colossenses 4:2 para perseverar na oração. Uma mulher que ora é segura de si, imagine então essa mulher orar para o resto de sua vida?

Você pode até me perguntar: Mas Vivian quanto tempo devo orar? A resposta que te dou é essa: Não ore até Deus te ouvir, mas ore até você ouvir a voz de Deus.

E para sua meditação quero deixar alguns versículos da Palavra de Deus que falam de oração:

“Orai sem cessar” (1 Ts 5.17).

“Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava” (Lucas 5.16).

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos” (Efésios 6.18).

“Durante a Sua vida aqui na terra, Cristo, em alta voz e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que O podia salvar da morte. E as Suas orações foram atendidas porque Ele era dedicado a Deus” (Hb 5.7).

“Perseverai na oração” (Cl 4.2a)