De 28 de outubro a 1 de novembro de 2019, Campo Grande-MS receberá pesquisadores, autoridades, técnicos e brigadistas, de aproximadamente 80 países, para discutir o manejo do fogo e o controle de incêndios florestais, durante a 7ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais – WildFire 2019.
O evento, que já passou por países como Canadá, Espanha e Coréia do Sul, é reconhecido como o maior do gênero a nível mundial, e será realizado pela primeira vez na América Latina.
Incêndios florestais é um problema crônico no mundo todo, e afetam de maneira grave a biodiversidade, a saúde da população, os transportes, além de acelerarem o processo de aquecimento global, entre outros fatores.
No Pantanal, o município de Corumbá-MS, que corresponde a 60% do território do bioma, está em 3° lugar no Brasil, entre as cidades com mais focos de incêndio em 2019. Até abril já havia mais de 10 mil registros.
Parceira do Wildfire 2019, a ECOA planeja uma viagem de campo durante o evento. O objetivo é que os participantes conheçam modos não convencionais de uso do solo no Cerrado, no qual, não se utiliza o fogo em favor da conservação de espécies florestais e de diversos polinizadores.
A programação completa está disponível no site do evento: https://www.ibama.gov.br/wildfire2019-programacao
*Informações da ECOA