Com o ProUni o estudante pode ter bolsa de até 100%, no Fies ele financia a graduação e o Sisu é a porta de entrada para universidades federais
Nesta terça-feira (29), O MEC (Ministério da Educação) divulgou o calendário de seus três programas de acesso ao ensino superior: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Todos utilizam as notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que devem ser divulgadas em 13 de fevereiro.
O primeiro programa a ser aberto será o Sisu, que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o país. Os candidatos poderão se inscrever de 28 de fevereiro a 3 de março.
O resultado sai no dia 7 de março.
A seleção do Prouni, que distribui bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em universidades particulares, será em março, com início no dia 7 e término no dia 10. Os aprovados em primeira chamada serão convocados no dia 14.
Para participar do programa é necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês (R$ 3.636 por pessoa), além de ter estudado em escola pública durante todo o ensino médio.
Já o Fies, programa federal de financiamento que concede empréstimos aos estudantes de baixa renda para que possam estudar em universidades privadas, terá seleção de 14 a 17 de março e deve divulgar os selecionados em 31 de março.
Ainda não foram anunciadas quantas vagas estarão disponíveis em cada um dos programas.
CONFIRA AS DATAS DE CADA UM DOS PROGRAMAS
SISU
- Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março
- Resultados: 7 de março
PROUNI
- Inscrições: 7 a 10 de março
- Resultados: 14 de março
FIES
- Inscrições: 14 a 17 de março
- Resultados: 31 de março
Fonte: Correio do Estado