Por: Felipe Gotardo
De julho do ano passado a março deste ano, Campo Grande – MS passou pela revisão eleitoral e cadastramento biométrico dos eleitores.
Esse procedimento serviu para a depuração do cadastro eleitoral da capital e para a implantação da biometria, uma tecnologia que deixa mais segura a identificação do eleitor no momento da votação.
Este processo resultou na criação de 12 novos locais de votação e 418 seções. Por conta disso, alguns eleitores da capital tiveram suas seções ou locais de votação alterados.
A fim de evitar transtornos no dia da votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul orienta que os eleitores consultem, com antecedência, a seção e o endereço do local onde devem se dirigir para votar no dia das eleições.
Pensando nos eleitores que não tem acesso à internet, o TRE-MS disponibilizou dois telefones para consulta (67) 2107-7246 ou (67) 2107-7256. As ligações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Tecnologia em ação
O TSE lançou um novo aplicativo que vai facilitar a vida do eleitor: o e-Título. Além das informações disponíveis na versão impressa do título eleitoral, o aplicativo para Smartfones também informa o endereço do local de votação georreferenciado e dá informações sobre a situação do eleitor. Mas a principal novidade mesmo é que, para quem tem foto cadastrada, o documento poderá ser utilizado para votar.
Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais, como nome, número do título de eleitor e data de nascimento.
Outro aplicativo disponível para que os eleitores conheçam melhor os seus candidatos é o Ranking dos Políticos.
Ele compara políticos de todo o Brasil, classificando os senadores e deputados federais do melhor para o pior. Procurando mostrar aos eleitores quem é quem no Congresso Nacional, o Ranking dos Políticos trás informações sobre o desempenho dos atuais parlamentares também podem ser conferidas diretamente pelo aplicativo que gera, analisa e dispõe dados para a população.
Para formar esse ranking, a plataforma reúne informações técnicas como presença em sessões, utilização de privilégios, processos judiciais e qualidade legislativa de todos os 513 deputados federais e 81 senadores.
O App também traz em sua tela inicial um mapa segmentado por Estados com os respectivos representantes e permite que o eleitor faça uma imagem do parlamentar para obter informações em poucos segundos.
Outro aplicativo que pode ajudar, agora na fiscalização e denuncias é o Pardal. O aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral, possibilita aos eleitores denunciarem infrações durante as campanhas eleitorais, atuando como fiscais da eleição e importantes atores no combate à corrupção.
Você pode conferir mais detalhes desse aplicativo em uma matéria totalmente dedicado a ele AQUI.