Entrega dos materiais começou nesta segunda-feira em Campo Grande
Por Reuel Oliveira
Visando lutar pela alfabetização de crianças do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, o programa MS Alfabetiza iniciou nesta segunda-feira (05) a entrega do material didático de alfabetização. A entrega começou pela capital Campo Grande e deve passar pelos 79 municípios do estado, entregando cerca de 112 mil exemplares das apostilas.
Segundo a coordenadora do programa, Estela Mara, o objetivo é garantir que a alfabetização ocorra na idade correta e que o aluno esteja preparado para as próximas etapas do ensino. Em entrevista ao Jornal da Hora desta terça-feira (06), a coordenadora falou a respeito do programa e da entrega das coletâneas, e ressaltou que a iniciativa trabalha para garantir a base do ensino da criança.
“O programa MS Alfabetiza, busca apoiar a alfabetização da criança na idade certa, por isso nós investimos em material didático, que é uma coletânea que atende os alunos. Cerca de 90 mil alunos recebem esse material e 8 mil professores também recebem. Então o programa apoia e subsidia o trabalho pedagógico do professor na fase da alfabetização da criança”, ressaltou a coordenadora.
Durante seus dois anos e meio de duração, o programa focou em trabalhar com a formação nas áreas de linguagens e assuntos culturais, como fauna e flora, mas existe a expectativa da haver a ampliação do trabalho também para a área da matemática, já que a matéria também faz parte do ensino básico dos alunos brasileiros.
“Inicialmente nós começamos com o movimento na língua portuguesa, mas entendemos que a matemática na fase da alfabetização faz muito sentido pras crianças. Então, esse ano nós começamos a produzir o material de matemática. Nós temos um um corpo de especialistas e iniciamos o trabalho de construção do material da coletânea da alfabetização matemática,” concluiu a professora.
O programa é uma parceria entre Mato Grosso do Sul e os municípios, onde os investimentos vêm do estado e a aplicação e ensino fica por conta dos 79 municípios. Ao todo, foram investidos R$8 milhões na iniciativa.
Assista a entrevista na íntegra