Texto por Reuel Oliveira
.
As quartas de final da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana começaram na terça-feira (18), já com brasileiros em campo.
Pela Sul-Americana, o Corinthians foi até a Arena Castelão para enfrentar o Fortaleza, e saiu com uma larga vantagem. O time de Ramón Díaz venceu por 2×0 o Laion.
O Corinthians teve mais posse de bola e se sentiu confortável para jogar, enquanto o terceiro colocado do Brasileirão, o Fortaleza estava irreconhecível. Os gols da partida foram marcados por Igor Coronado e Yuri Alberto.
O jogo de volta acontece na próxima terça-feira (24) em São Paulo.
Pela Libertadores, River Plate (Argentina) e Colo-Colo (Chile) empataram em 1×1 no Estádio Monumental David Arellano, no Chile. A equipe visitante saiu na frente com Germán Pezzella, mas o Colo-Colo empatou com Carlos Palácios. O jogo de volta acontece na próxima terça-feira (24) no Monumental de Nuñez, na Argentina.
Confrontos desta quarta
O Fluminense, atual campeão da Libertadores, recebe o Atlético-MG, no Maracanã A equipe carioca não conseguiu repetir em 2024 o futebol apresentado em 2023, e está em 16° no Brasileirão, com apenas dois pontos à frente do Vitória, primeiro time na zona de rebaixamento.
Apesar do mau momento no campeonato nacional, o time de Mano Menezes procura mais uma vez mudar a chave na Libertadores em busca do bicampeonato.
O Atlético Mineiro também não vive um bom momento no Brasileirão. A equipe de Gabriel Milito está em décimo lugar na competição nacional, e venceu apenas uma, das últimas 5 partidas que fez na competição.
Mesmo assim, Milito conseguiu implementar na equipe um espírito copeiro. A equipe mineira está na semifinal da Copa do Brasil, tendo eliminado o atual campeão da competição, o São Paulo, nas quartas de final.
O Atlético Mineiro ainda conta com o atacante Paulinho, que é um dos artilheiros da competição, com 6 gols.
O jogo acontece às 18h, no Maracanã.
Provável Escalação:
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos, Marcelo; Bernal, Martinelli e Ganso; Arias, Serna e Kauã Elias.
Atlético Mineiro: Everson; Lyanco , Bruno Fuchs, Junior Alonso e Guilherme Arana; Battaglia, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk.
No principal confronto da quarta-feira, o Botafogo recebe o São Paulo no Nilton Santos. O Botafogo vem embalado pela liderança do Brasileirão, mas enfrenta a falta de experiência na competição.
O Glorioso nunca foi campeão da Libertadores, e chegou apenas à semifinal, 1963 e 1973, mas o time parece estar mais preparado do que nunca para superar sua marca. O bom momento de Luiz Henrique e Almada, além da força coletiva da equipe de Arthur Jorge, são a esperança para a classificação.
Se de um lado o Botafogo não tem experiência na Libertadores, o São Paulo tem de sobra. A equipe foi a primeira equipe brasileira a se sagrar tricampeã da competição.
Mesmo assim, São Paulo vem de altos e baixos. O tricolor escalou a tabela do Brasileirão, está a um ponto do Flamengo, que abre o G4. Mesmo assim, a equipe vem de uma eliminação na Copa do Brasil para o Atlético MG.
O jogo acontece às 2h30, no Nilton Santos.
Provável Escalação:
Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Marçal; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.
São Paulo: Rafael, Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo e Bobadilla; Wellington Rato, Lucas e William Gomes; Calleri.