Com exceção do Corinthians, todos os times brasileiros têm chance de classificação.
Por Reuel Oliveira
A quinta rodada da Copa Libertadores da América se encerrou nesta quinta-feira (08) e esboçou os resultados finais da fase de grupos da competição. Restando apenas uma partida para as oitavas, os jogos além de decisivos também ressaltaram os diferentes momentos das equipes brasileiras e seus aproveitamentos.
Grupo A – Flamengo
O time comandado pelo técnico Sampaoli está em segundo lugar no grupo e contou com uma vitória contra o Racing (Argentina) para poder sacramentar a classificação virtual. Agora o Rubro Negro precisa vencer o Aucas (Equador) e torcer pela vitória do Ñubense (Chile) sobre o Racing para se classificar em primeiro lugar.
Grupo B – Internacional
O Colorado Gaúcho está em segundo lugar do grupo com nove pontos, um a menos do líder Independiente Medellín (Colômbia), e a última rodada será um confronto direto entre os dois no Beira-Rio, em Porto Alegre. O time de Mano Menezes depende somente de si, pois se vencer garante a classificação em primeiro lugar.
Grupo C – Palmeiras
Após uma virada espetacular contra o Barcelona de Guayaquil (Equador) por 4×2 o time de Abel Ferreira ficou em segundo lugar com a classificação garantida. Agora o verdão vai receber o segundo colocado Bolívar (Bolívia) e precisa vencer para passar em primeiro lugar no grupo.
Grupo D – Fluminense
Apesar da má fase, o tricolor carioca é o líder do grupo com nove pontos, mas perdeu a chance de garantir a classificação após a derrota para o segundo colocado River Plate (Argentina). Agora o time de Fernando Diniz precisa vencer o Sporting Cristal (Peru) para se classificar em primeiro lugar. Em caso de derrota o time só será desclassificado caso o River Plate vença o Strongest (Bolívia) em pleno Monumental, na Argentina
Grupo E – Corinthians
O time do técnico Luxemburgo está eliminado da competição. A esperança do timão agora é garantir uma vitória ou um empate em Itaquera contra o Liverpool (Uruguai) para se classificar para as oitavas da copa Sul-americana.
Grupo F – Sem brasileiros
Grupo liderado por Boca Juniors (Argentina) e Deportivo Pereira (Colômbia) Não tem brasileiros.
Grupo G – Athlético e Atlético
O grupo mais brasileiro da competição tem o Ahtlético Paranaense e o Atlético Mineiro. O furacão de Paulo Turra já está classificado e precisa vencer o Alianza Lima (Peru) para garantir a primeira colocação. Já o Galo de Minas depende apenas de si para se classificar: vitória contra o Libertad (Paraguai) em Assunção garante a classificação, e a eliminação só vem em caso de derrota por pelo menos dois gols de diferença.
Grupo H – Sem brasileiros
Grupo liderado pelo Olímpia (Paraguai) e Atlético Nacional ( Colômbia) não tem brasileiros.