Corpo de Bombeiros alerta para aumento de afogamentos em período de férias 

Com a chegada dos recessos de final de ano e férias escolares, aumentam também as ocorrências de afogamento. De acordo com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), 45% dos afogamentos acontecem no período de dezembro a março, meses que marcam altas temperaturas e momento em que a população recorre às mais diversas fontes de água para lazer. 

Na manhã desta sexta-feira, o Jornal da Hora recebeu o Tenente Coronel do CBMMS, Fábio de Lima, que deu orientações para que as famílias possam evitar possíveis incidentes envolvendo o afogamento de crianças e adultos. “Quando nós falamos de afogamento a gente tem que entender que não se trata de um acidente, pois ele pode ser evitado. A gente trata como um incidente que é algo que ocorreu e poderia ter sido evitado através de várias ações.”

O tenente alerta também para o perigo que o consumo de bebida alcoólica representa quando aliado ao banho de rios, cachoeiras ou piscinas. “Ao consumir a bebida alcoólica, o indivíduo vai perder a reação de controle. Então ele não vai conseguir fazer a sua natação, não vai conseguir estar inserido no meio aquático da forma devida. Ele vai perder a noção do perigo. Então a orientação do Corpo de Bombeiros é que ao consumir bebida alcoólica, não entre na água e também não fique ali para a supervisão de alguém, pois é de uma forma irresponsável”, ressalta. 

Confira as orientações na íntegra: