Com quase 75% da população brasileira imunizada com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, o Brasil tem vacinas sobrando e pode ajudar países vizinhos. Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (9) o Secretário de Estado de Saúde de MS, Geraldo Resende afirmou que está conversando com o Ministério da Saúde e com o Governo Federal para fazer uma doação de vacinas para o Paraguai e Bolívia, de forma a criar um “cinturão epidemiológico” nos países ao redor.
“Estou convencido que vou convencer o Ministério da Saúde a fazer essa doação. Eu entendo que isso é um gesto humanitário. Nós já temos vacinas suficientes, temos estoque nos municípios, no estado e no governo central. Podemos fazer um gesto de solidariedade ao povo boliviano e paraguaio, criando um cinturão epidemiológico e evitando não só a Ômicron, mas outras mutações que possam surgir”.
Resende acredita que o Governo vá fazer uma Medida Provisória, e que isso seja anunciado na vinda do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Mato Grosso do Sul neste mês. “Eu estou convencido que o governo faça uma medida provisória e anuncie a doação com a presença do presidente do Paraguai, agora dia 13, em Porto Murtinho. Tenho uma ‘premonição’ que isso vai acontecer”.
- Confira a entrevista completa no link abaixo:
Texto: Beatriz Rieger