Cresce o número de homens que buscam por atendimento preventivo em saúde

Mulheres seguem sendo grandes incentivadoras na procura por atendimento médico para maridos e demais parentes

O câncer de próstata é, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina, ficando atrás apenas do de pele. O INCA também estima que para cada ano do triênio 2023/2025, sejam diagnosticados no Brasil cerca de 71.730 novos casos da doença.

Dr Jamal, médico urologista e vereador pelo MDB

Alertar sobre a importância do tratamento preventivo e do diagnóstico precoce do câncer, não só no mês de novembro, é fundamental para diminuir as chances de que a doença se torne fatal. Com o fortalecimento das campanhas que visam informar a população a partir de cartilhas, palestras e outras metodologias educacionais, o número de homens que buscam realizar os exames, incluindo o de toque, tem crescido significativamente no país. Além disso, o médico urologista e vereador pelo MDB, Dr Jamal, também destaca o papel importante que as mulheres exercem ao incentivar pais, filhos e demais parentes e amigos a realizarem os preventivos.

Na manhã desta quarta-feira (27), o Jornal da Hora recebeu o Dr. Jamal em entrevista, que falou sobre a saúde do homem e deu orientações a respeito dos exames necessários para a prevenção não só do câncer de próstata, mas também para diversas outras doenças que acometem os homens após os 40 anos. “Todo homem,  a partir dos quarenta anos, tem que passar pelo menos uma vez por ano com quatro especialistas. Que é o cardio para fazer a avaliação cardíaca, ver o nível do colesterol, porque isso pode acarretar mais pra frente problema de enfarte, AVC, então ele precisa fazer uma prevenção. O segundo, oftalmologista, urologista e o dentista”, orienta. 

Confira na integra: