“Declare se Carinho”: Ministério Público incentiva destinação de parte do IR à ONGs do estado

Com a proximidade do prazo final para a declaração do Imposto de Renda, no dia 30 de maio, cresce a oportunidade de contribuir para causas sociais sem gastar nada a mais. A legislação permite que pessoas físicas e jurídicas destinem parte do imposto a ONGs e projetos sociais.

Foto: Maria Luiza Massulo

Diante da possibilidade, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) começou o programa “Declare seu Carinho”, para incentivar os contribuintes a destinarem o valor para os fundos do idoso e da criança e do adolescente. 

Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira, o promotor de Justiça, Dr. Oscar de Almeida, explicou como realizar a doação.

“O próprio sistema do Imposto de Renda tem o valor que é possível doar. Então na hora do preenchimento, você vai em doação diretamente na declaração, escolhe o estado e o município. Aí você tem o valor que você faz essa doação e ao lado tem o valor disponível de doação, então é possível fazer dentro do limite”, explicou. 

Vale destacar que não é uma doação, mas uma destinação de uma parte do Imposto de Renda que já seria pago. O limite é de até 6%. A destinação pode ser feita diretamente no Gov.br.

Conforme dados do MPMS, desde o início da campanha em 2019, já foram destinados R$25.260.759,26 às entidades. Apenas em Campo Grande foram R$5.769.751,02 em 3.381 destinações. 

Confira aqui o passo a passo de como realizar a destinação.

Texto por Redação Grupo Hora

Assista a entrevista na íntegra

Leia mais de Grupo Hora
Leia mais de Economia
Leia mais de Social