Defesa Civil emite alerta de temporal e queda maior que 5°C nas temperaturas em municípios da região sudoeste

Nesta quarta-feira (30) a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com base nas informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta de chuvas intensas e declínio de temperatura para municípios localizados na região sudoeste do Estado. 

O aviso de chuvas que podem ser de até 100 mm/dia, ventos intensos entre 60-100 km/h e queda de granizo abrange 17 municípios: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru. A Defesa Civil pede que a população evite áreas alagadas. 

Com relação ao frio, o alerta do Inmet é para queda maior que 5°C nas temperaturas já nesta quarta-feira. Na mensagem enviada para 28 cidades, a Defesa Civil pede que a população redobre atenção com idosos, crianças e animais domésticos. 

O alerta de queda nas temperaturas nesta quarta abrange os municípios de Amambai, Aral Moreira, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina. 

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado. 

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. 

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. 

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm