A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) está com novo comando desde o início de fevereiro. A pasta agora é gerenciada por Herculano Borges, ex-deputado estadual e profissional da educação física. Ao assumir o cargo, o diretor-presidente afirmou que dará continuidade nos programas e projetos implantados pela antiga gestão, e que tem como objetivo tornar o esporte mais inclusivo em MS.
Em entrevista ao Jornal da Hora desta quarta-feira (08), ele enfatizou a importância da democratização do esporte, a fim de levá-lo às comunidades que, por diversos fatores, não tiveram acesso a este assunto. “Nosso estado é um dos que menos pratica atividade física do Brasil, é um dos estados que tem mais pessoas obesas no Brasil. Então este é o grande desafio, democratizar o acesso ao esporte e agora ir nos lugares periféricos, tirar a gurizada da criminalidade, das drogas, falar de inclusão social, de esporte, de educação e garimpar talentos”, declara.
De acordo com o diretor-presidente, quando há investimentos no esporte, automaticamente é destinado a saúde, educação e segurança pública, pois é uma forma de combater a criminalização de pessoas que vivem nas periferias. “É menos gente com problema de saúde, menos criminalidade, menos jovens nas drogas”, finaliza.
Confira a entrevista na íntegra