Campanha se encerra nesta sexta-feira; cada posto tem em média de 100 a 150 doses por dia da vacina da gripe
Depois que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) liberou geral a vacinação da gripe para a população compareceu em peso nos postos de saúde. A fila na manhã deste primeiro dia de vacina para todos era de dobrar o quarteirão, pelo menos nas unidades onde o Campo Grande News esteve.
Na UBS Coronel Antonino, a fila dobrava a esquina e já havia se formado antes mesmo da abertura da sala da vacina, marcada para 7h da manhã. Aposentada, dona Arlete Alves de Oliveira, de 71 anos, já podia ter tomado por ser grupo prioritário, mas explicou que só viu ontem à tarde que podia se vacinar.
“Vi na televisão e já corri, mas fui informada de que à tarde a maioria das unidades está tendo só covid. É a primeira vez que tomo essa da Influenza”, comenta. O tempo de espera para se vacinar foi de 35 minutos.
“Já tomei as duas doses certinhas da vacina da covid, fico preocupada pela doença”, completa.
E parece mesmo que a população descobriu a vacina da Influenza este ano, por conta da covid-19. Como os sintomas são semelhantes, o cuidado na imunização está sendo maior.
Na UBS Coronel Antonino a entrada é por senha, conforme vai liberando entra um novo grupo de até 10 pessoas. A vacinação ali contra a gripe se encerra às 10h45.
Já na UBS 26 de Agosto, a vacinação também formou fila de virar o quarteirão. Empreendedora, Agivan Delmondes, de 50 anos, aproveitou a ida ao Centro para ficar protegida contra o vírus da Influenza. O tempo médio de espera na fila também é de 30 minutos.
“Estou preocupada, já peguei covid e até hoje estou sem paladar, a gente precisa se cuidar”, alerta.
Como ali no Centro a vacinação da covid acontece bem pertinho, na Seleta, a UBS vai seguir vacinando contra a gripe até 16h45, mas fechando para almoço entre 11h e 13h.
Na UBS São Benedito, na Comunidade Tia Eva, a tranquilidade de sempre também deu lugar à fila. O tempo de espera é de 30 minutos. Cuidadora de idosos, Marilza Borges Monteiro, de 54 anos, conta que todo ano toma sim a vacina da gripe.
“Mas agora eu estou mais preocupada por conta da pandemia”, completou.
Recomendação – A Sesau orienta para que a população cheque quantas doses têm na unidade antes de ficar na fila. Em frente aos postos um servidor está distribuindo senhas de forma a controlar o público. Cada unidade recebe de 100 a 150 doses da vacina por dia.
A campanha se encerra nesta sexta-feira, dia 9 de julho. Para tomar a vacina da gripe é preciso ter intervalo de 15 dias entre a dose da covid.
Veja abaixo os pontos que estão fazendo a imunização hoje. Em vermelho estão as unidades que só vão vacinar pela manhã, até 10h45. À tarde a vacina começa 13h e termina 16h45.
- fonte: Campo Grande