Deputada Estadual, Gleice Jane (PT), alerta para crise hídrica no Pantanal do Mato Grosso do Sul

Atualmente, o Pantanal do Mato Grosso do Sul tem sofrido com as consequências da crise climática e enfrentado graves queimadas, que afetam principalmente as populações ribeirinhas da região pantaneira. Além das queimadas, as comunidades têm sofrido com a falta de água e com a escassez de peixes e iscas, que são as principais fontes de renda e subsistência para essas populações. 

O alerta para a crise hídrica na região vem da Deputada Estadual pelo PT, Gleice Jane, que no último dia 10, realizou uma expedição para o Pantanal do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de ouvir as comunidades ribeirinhas mais afetadas pelos acontecimentos recentes. Em entrevista para o Jornal da Hora, na manhã desta segunda-feira (18), a Deputada afirma que com as queimadas alarmantes observadas no Pantanal são uma consequência direta da seca, ocasionada principalmente pelo desmatamento das nascentes no planalto pantaneiro. “Para a gente poder prevenir o fogo nós vamos ter que pensar políticas públicas de proteção das águas. E as águas têm me trazido uma preocupação em todo o estado. Eu tenho acompanhado a luta dos povos, dos pescadores, e em todos os lugares ausência de peixe”, relata. 

Além da visita as comunidades ribeirinhas, a Deputada também esteve presente no seminário “Ecoando as vozes do Pantanal na defesa dos territórios de vida e da sociobiodiversidade”, que ocorreu no dia 12 de novembro, e participou da audiência pública “O impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar e renda das comunidades tradicionais pantaneiras”, no dia 13 de novembro. Os eventos buscaram debater os desastres climáticos no Pantanal e propor politicas públicas e soluções para a problemática.

Confira na integra: