
Na manhã desta segunda-feira (24), o Jornal da Hora recebeu o deputado estadual Rinaldo Modesto (Podemos), que falou sobre o problema do feminicídio no estado e apresentou alternativas transversais para diminuir os casos de violência contra a mulher. De acordo com o deputado, tornar as penas mais rígidas e incluir punições financeiras para aqueles que tiverem envolvimento com crimes relacionados à violência doméstica, é o caminho mais seguro para que os agressores sejam devidamente responsabilizados pelos seus atos.
“Essa lei de minha autoria diz que os gastos desde o deslocamento da viatura para ir atrás do indivíduo, o tratamento psicológico, até o abrigo para separar a mulher do agressor, deve ser computado e revertido em uma pena que pode chegar até 500 mil reais, dependendo da condição socioeconômica do agressor. Se ele rescindir este valor dobra”, apresenta.
O deputado também defende que valores como o amor ao próximo, companheirismo e tolerância são fundamentais no combate ao feminicídio. Por isso, Rinaldo apresentou um projeto que inclui aulas de prevenção a violência doméstica na grade curricular do ensino fundamental e médio, com o intuito de ensinar meninos ainda jovens a respeitarem suas futuras companheiras e combater a cultura machista.
Assista a entrevista na íntegra: