Desafio Internacional e supremacia da Vila Popular marcam Etapa final do Circuito Sul-mato-grossense de Boxe, em Corumbá

Depois de três meses de disputas equilibradas a 15ª edição do Circuito Sul-mato-grossense de Boxe chegou ao seu termino neste final de semana (27 e 28/07), em Corumbá – 500 km de Campo Grande, e teve o Ceintre/ Vila Popular como grande campeã, totalizando a marca histórica de cinco títulos (2013, 2014, 2016, 2018 e 2019), superando a 1º Round com 4. Mas a conquista deste ano terminou com equilíbrio nunca vista antes na história da competição, que surgiu em 2005.

Com 20 lutas, no Centro Múltiplo Esportivo Luciano de Oliveira, a Cidade Branca recebeu, em clima de muita vibração a 3ª e última etapa do Circuito, que ainda contou com três desafios Internacionais, envolvendo MS vs Bolívia. Neste, foram duas vitórias brasileiras e uma boliviana. O campo-grandense Valdeir Célio continua arrasador. A vitória foi por nocaute técnico no 3º round diante de Jose Maria Lima; já o corumbaense Carlos Costa venceu, por pontos, a Cesar Júlio e a única vitória do pais vizinho foi com Fausto Emanoel, que derrotou Daniel March, por pontos. 

Corumbá voltou a sediar evento de boxe após 22 anos – a última foi em 1997. “Graças ao apoio da Fundação de Esportes de Corumbá e da Fundesporte e da Funesp, conseguimos realizar o evento em Corumbá”, destacou Marcelo Nunes, presidente da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de MS).

SUPREMACIA DE PROJETO DA VILA POPULAR

O projeto de boxe localizado na Vila Popular mantém supremacia nas disputas entre equipes. Neste ano obteve três medalhas de Ouro e uma de prata. E é justamente a Prata fez a diferença, pois, a nova equipe Ladário/Pantanal Fight e a tradicional A.A Moreninhas/CT Pantaneiro também obtiveram três de Ouro, cada. 

O time de boxe da vila Popular, também, comemorou a conquista dos troféus de melhor técnico, obtido por meio do Professor Nilson Ferreira, e de melhor atleta elite com Valdeir Célio (75), que realizou seis lutas ao longo das três etapas da competição, e obteve 122 pontos, a maior pontuação entre os mais de 100 atletas participantes. “O Ceintre/Vila Popular é a equipe a ser batida, pois, vem ganhando a maioria dos campeonatos” comentou o presidente da FDBMS (Federação de Boxe do Estado de MS), Marcelo Nunes.

O Circuito MS, como também é conhecido, ainda teve como melhor atleta na classe feminina:  Silvia Sandin (CTP) e Paulo Victor (Pugillus) foi melhor atleta entre as categorias de base. Neste ano, o corumbaense Paulo Victor também foi medalha de bronze no Brasileiro Cadete, e em março foi eleito o melhor da Copa Primeira Hora de Boxe, Torneio aberto a iniciantes na modalidade. 

O troféu de melhor luta foi a grande novidade no Circuito MS/2019. O confronto entre João Gabriel (Campo Grande) e Job Deco (Ladário) foi considerado a melhor luta entre os 64 registrados nas três etapas da competição. O combate foi realizado no dia 21 de Abril, no Ginásio da Escola Joaquim Murtinho, na Capital, e a vitória por decisão dividida foi do ladarense, que é militar da Marinha do Brasil.

“Foi um confronto empolgante do começo ao fim, porque teve qualidade técnica, condicionamento físico, com ritmo muito forte e variação de golpes, comparadas as melhores lutas do Brasil”, relembrou Marcelo Nunes, que apresentava o evento na Cidade Branca. As duas etapas iniciais do Circuito Sul-mato-grossense foram realizadas em Campo Grande, sendo  a 1ª etapa nos dias 20 me 21 de Abril, e 2ª etapa no mês de Maio.·.

PRÓXIMOS EVENTOS

A FDBMS começa a trabalhar para realização do Campeonato Estadual para os dias 7 e 8 de Setembro. O local será o ginásio da Escola Joaquim Murtinho. Esta servira para definir as Seleções elite e juvenil, que disputarão o Campeonato Brasileiro, no período de 23 de Novembro a 1 de Dezembro, em Porto Alegre-RS.