Desburocratizar para avançar e facilitar avida das pessoas são metas do novo mandato de Azambuja


Posse Governador 2019. (Foto: Chico Ribeiro)

Por: Marcelo Nunes

Durante os eventos, nesta Terça-feira, que marcaram as posses do Governador Reinaldo Azambuja, do vice Murilo Zauith e dos 12 secretários de Estado para os próximos quatro anos (2019 a 2022), as falas colocadas com muita intensidade foram: as circunstâncias adversas vividas pelo Estado e o cumprimento de grande parte das ações estabelecidas durante a campanha. Também foram destacados que o novo governo precisa ajustar as contas e facilitar a vida do cidadão, com ações mais ágeis, acabando por vez com a burocracia.


Secretário Especial, no Gabinete do Governador Carlos Alberto de Assis. (Foto: Chico Ribeiro)

O Professor Carlos Alberto de Assis troca secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) pela chefia de gabinete do Governo. Ele conclui que pegou 4 anos de crise e não deu para desenvolver totalmente seu planejamento a frente da SAD. Explica que “gostaria de avançar mais na desburocratização, mas não consegui porque faltou recurso.”  

Mas o ex-secretário destaca que sob o seu comando a SAD avançou em várias áreas como na folha de pagamentos e nas áreas de compras e investimentos. “Zeramos as promoções… na área de compras, economizamos mais de 3 milhões e nas de investimento, conseguimos cumprir o que foi projetado,”, comentou.

Carlos Alberto Falou ainda que o Governo foi presente e plural, conseguindo outros avanços importantes porque dialogou com a sociedade.


Secretário de Estado de Administração e Desburocratização Roberto Hashioka Soler. (Foto: Chico Ribeiro)

O substituto de Carlos Alberto de Assis é Roberto Hashioka, que deixa o Detran. Ele disse na entrevista concedida ao Jornal da Hora e ao site Hora Noticias, que o desafio não será fácil, pois, seu antessessor fez grande trabalho a frente da referida Pasta. Mas a ordem a partir de agora é ajustar as contas. “Vamos reduzir custos, atuando com austeridade, mas ao mesmo tempo, atender bem a população e melhorar as condições do funcionalismo público, além dar transparência nas ações”, disse Roberto Hashioka

Já o Governador Reinaldo Azambuja afirmou com muita segurança, que apesar da crise enfrentado pelo seu Governo, conseguiu implementar 86% das propostas estabelecidas durante a campanha. “Todos sabem que este foi tempo de trabalho duro marcado pelo enfrentamento de problemas e desafios enormes e de grande sacrifício, mas nunca faltou coragem, dedicação e intensa solidariedade às causas do nosso Estado”, completou.

Destaca ainda que a conjuntura nacional adversa impediu de ter melhores realizações, mas afirma que deixou o legado de “trabalho responsável, respeitado e transformador.”. Durante sua fala na posse dos Secretários, Reinaldo Azambuja também agradeceu os poderes e instituições que caminharam lado a lado do seu Governo.


Posse Governador Reinaldo Azambuja . (Foto: Chico Ribeiro)

No seu novo mandato de mais quatro anos o desafio será ainda maior. Mas, agora, com maior experiência e a certeza da maior clareza do caminho a ser seguido. Entre as melhoras que precisam ser desenvolvidas estão na área de desburocratização, visando facilitar a vida das pessoas, das empresas e do próprio Estado.

Segundo o Governador “Serviços públicos não podem dormir em berços esplendidos, enquanto os progressos e recursos da tecnologia avançam em velocidade indescritível. Para isso, a burocracia precisa ser trocada por um estado digital, ou os problemas se ampliarão e a defasem se destacará com relação ao mundo real”.

OUÇA ENTREVISTAS NO PROGRAMA JORNAL DA HORA: