Dezembro verde: Protetora alerta sobre o combate ao abandono de animais


Bruna Rajão é protetora independente e defende a criação de uma lei mais rígida para evitar os maus tratos aos animais. (Foto: Vivian Krajewski).

Por: Vivian Krajewski

O mês de dezembro é dedicado a Campanha de conscientização contra o abandono e maus tratos aos animais. Nesta quarta-feira (26), a Rádio Hora 92 FM, recebeu a presença da protetora Bruna Rajão, que atua há quatro anos na causa animal. O período das festas de fim de ano é bem propício o aumento de número de abandonos:

“Eu e as Ongs reparamos que tem aumentado o número de abandonos. Agora no mês de dezembro por causa das férias, as pessoas vão viajar e não tem ninguém pra deixar e soltam os animais nas ruas”. Questionou.

Bruna defende a criação de uma lei mais rígida para evitar os maus tratos aos animais: “Se a pessoa não tem consciência, acredito que na hora de pesar no bolso ai ela vai aprender”, pontuou.

A Campanha “Dezembro Verde-Não ao abandono de animais”, é dedicada às ações educativas e de reflexão sobre a causa. A protetora também faz um alerta sobre os maus tratos e denúncias que devem ser direcionadas à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista).

É crime maltratar animais, a denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Artigo 32, da Lei Federal 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Artigo 164 do Código Penal prevê o crime de abandono de animais para aqueles que introduzirem ou deixarem animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuízo. A pena prevista pelo Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais é de detenção de três meses a um ano e multa. A pena prevista pelo Artigo 164 do Código Penal é de detenção de 15 dias a 6 meses ou multa.

As denúncias podem ser feitas pelos telefones: (67) 3325-2567 / 3382-9271

Veja a entrevista na íntegra: