Dia do Pantanal: data é um chamado para a proteção do bioma

Texto por Reuel Oliveira

Foto: Lucas Leuzinger

O Mato Grosso do Sul celebrou na última terça-feira o Dia do Pantanal.  A data busca conscientizar sobre a preservação do ecossistema e o reforço de políticas públicas para a conservação.

A data foi escolhida em homenagem ao ativista ambiental Francisco Anselmo de Barros, conhecido como “Francelmo”. 

São mais de  200 mil quilômetros quadrados, 3,5 mil espécies de plantas, 325 espécies de peixes, 98 espécies de répteis e 159 espécies de mamíferos.

Apesar do constante trabalho para preservação do Bioma, o Pantanal tem sofrido nos últimos anos. 

A área alagada do Pantanal diminuiu 61% entre 1985 e 2023, conforme um estudo do MapBiomas. A diminuição equivale a uma perda de 3,5 milhões de hectares

Conforme o estudo, os períodos de cheia estão cada vez mais curtos. A diminuição está relacionada a Mudanças Climáticas e aos incêndios. 

Em 2024, em decorrência dos incêndios consumiu 20,82% do território pantaneiro foi destruído, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima 

Entre janeiro e 4 de novembro o fogo queimou 1.874.075 hectares do bioma, área superior à consumida em 2020. Segundo o SOS Pantanal, 95% dos incêndios no Pantanal são causados por ação humana. 

Outro problema enfrentado pelo Pantanal é a existência das chamadas Pequenas Centrais Hidrelétricas. Essas usinas de pequeno porte construídas em rios menores que abastecem o Pantanal, interrompem e dificultam o fluxo da água nos rios, podendo deixá-los com níveis reduzidos ao longo do ano

Diante do cenário, Projetos de lei, Unidades de Conservação e campanhas de conscientização são ainda mais necessárias para a preservação do Pantanal. 

A Lei do Pantanal, sancionada em dezembro de 2023, é uma das principais normas para a conservação do Pantanal. Ela determina que propriedades rurais devem preservar 50% da área com formações florestais e de Cerrado e proíbe práticas prejudiciais ao bioma. 

A celebração do Dia do Pantanal não é apenas uma data simbólica; é um chamado à ação coletiva para proteger um dos ecossistemas mais importantes do mundo.