No Dia Nacional do Turismo Ecológico, comemorado nesta sexta-feira (1º de março), os municípios que integram o ecossistema da Serra da Bodoquena, no Cerrado de Mato Grosso do Sul, têm muito a celebrar. Bonito, Jardim e Bodoquena são considerados destinos de referência em ecoturismo no Brasil pela gestão sustentável da atividade, políticas de controle ambiental e, sobretudo, pelas belezas naturais que compõem esse complexo hídrico e de muito verde.
Reconhecido por 17 anos como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, Bonito promove um turismo de ponta e premiado pela sua organização institucional e privada, onde o controle de pessoas aos atrativos é rigoroso, assim como a segurança nos passeios e a qualidade do atendimento. As ações desenvolvidas pela prefeitura nas áreas de saneamento e no zoneamento e preservação dos seus mananciais também contribuem com esse modelo de turismo.
Em 2023, a Capital do Ecoturismo foi declarada primeiro destino carbono neutro do mundo, pela ONU. No mesmo ano, a Estância Mimosa, um dos atrativos do destino, recebeu o selo “Climate Positive” pela inovação das práticas sustentáveis e seu comprometimento na construção de um turismo que promova impactos positivos no clima e na biodiversidade.
Fonte: assessoria