O diretor-presidente da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, Márcio de Araújo destacou que em breve a pasta lançará um edital de R$500 mil para empresas inovadoras em MS, em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (03), ele destacou que cada empresa será beneficiada com este valor.
“É importante, mais do que dar o recurso, também treinar as pessoas para que essas empresas deem certo. Esse é o caminho que a gente trabalha. Nós vamos lançar um edital novo para empresa que tenha uma ideia inovadora, um processo inovador, mas a empresa tem que estar aberta. Serão R$500 mil por empresa, nós vamos selecionar 30 empresas para conceder juntamente com a Finep”, destacou.
Ele adiantou que a empresa pode ser de pequeno porte, mas precisa estar aberta e legalizada. Ele reforça que o empreendedor receberá treinamento especializado na administração da empresa, além da exposição positiva do empreendimento.
“O empresário vai receber um treinamento e vai entrar em uma coisa importante, que é a vitrine, que quando você começa a receber recurso, você consegue depois se dar bem, consegue um empréstimo bom em qualquer banco lá na frente. Mas é importante reforçar que esse dinheiro aqui não é empréstimo, é um dinheiro concedido, não volta”, destacou.
A empresa precisa ser inovadora. Márcio enfatiza que o projeto tem que ser uma solução para a comunidade, de impacto para o sul-mato-grossense.
“O empreendedor tem que fazer a pergunta: Qual é a inovação desse negócio? No que ele vai mudar a vida das pessoas? Tem que ser uma mudança para sociedade, não só para ele. Então tem que ter algo novo, que mude a vida e que alguém olhe e pense: nossa essa construção aqui é sustentável, ela é mais limpa, ela gera menos resíduo, isso sim é uma coisa que vai atender a população, vai atender as classes de renda baixa”, concluiu.
Sobre a Fundect
A Fundect, vinculada Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), foi criada pela Lei 1.860 de 03 de julho de 1998, alterada pela Lei 2.046 de 15 de dezembro de 1999. É pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. Sua finalidade é conceder apoio financeiro e incentivar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relevantes para o desenvolvimento econômico, cultural e social de Mato Grosso do Sul, executados por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa, públicas ou privadas localizadas no Estado.
Confira a entrevista na íntegra