Doações de IR: Contribuintes do MS doaram apenas 5,35% da capacidade do estado

Com prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda se encerrando dia 31 de maio, mais de 355 mil sul mato-grossenses já realizaram as declarações do Imposto de Renda referente ao ano de 2023. Ao declarar o imposto, o contribuinte pode optar por doar parte do valor para instituições de assistência social, fundos de assistência a crianças e idosos através da campanha “Eu sou cidadão solidário”. 

Apesar dos incentivos, o montante destinado às causas sociais em MS fica muito abaixo do teto estabelecido pela Receita Federal. Em entrevista ao Jornal da Hora desta terça-feira (14), o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do estado, Otacílio Nunes, chamou atenção para os contribuintes do imposto de renda de MS despertarem para ficarem atentos à norma da Receita Federal que permite a doação de uma parte do imposto a pagar contribuir diretamente com as causas sociais do estado. 

Conforme ele, segundo dados das declarações realizadas em 2023 com ano base 2022, os contribuintes do estado poderiam doar R$175,290 milhões, no entanto, apenas R$9,418 foram doados às entidades, o que corresponde apenas a 5,35% do teto.

“É um dinheiro que a gente fala em doação mas não é uma doação. Você está direcionando parte valor do imposto à pagar para as entidades que necessitam”, declarou o presidente.

Para pessoa Jurídica, se o caso for uma empresa de lucro real, podem ser destinados até 1% do imposto. No caso de pessoas físicas, a doação pode representar até 6% do valor da contribuição.

Assista a entrevista na integra