Dólar registra queda e chega a R$ 5

Investimento estrangeiro e temperatura política amena contribuíram para o cenário, avalia economista

Desde o início do ano, o dólar vem registrando queda no Brasil. Às 10h45 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 23, a moeda caiu 0,93% e chegou a R$ 5 na compra e na venda, apesar do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

O economista Luís Arthur Nogueira lista motivos para esse cenário. Um deles é o diferencial dos juros, hoje em 10,75%, que resultou em forte entrada de recursos externos. “O investidor estrangeiro compra títulos públicos no Brasil”, disse. “Quando ele traz dólares para cá, o preço da moeda americana cai.”

Nogueira ressaltou ainda a queda da bolsa de valores no ano passado. “Os estrangeiros aproveitaram o início do ano para comprar vários ativos, sobretudo de empresas ligadas a commodities, que estão subindo em dólar no mundo”, explicou. “Esse movimento valorizou a bolsa brasileira, trouxe dólar para o Brasil e o preço da moeda americana despencou.”

Outro ponto destacado pelo economista é a relativa “calmaria política”. “No fim do trimestre passado, o Parlamento estava em um momento de tensão, o que gerou ruído na imagem do país, e fez o dólar subir”, lembrou. Segundo o especialista, como a temperatura do Congresso está amena, é normal que a moeda se desvalorize.

  • Fonte: Revista Oeste