Dr. Victor Rocha alerta sobre os benefícios da mamografia de rastreamento

O Jornal da Hora desta terça-feira (04.08) entrevistou o mastologista, Dr. Victor Rocha. A pauta da entrevista foi sobre a mastologia durante o período de pandemia. 

A mastologia é o ramo da medicina responsável pelo cuidado dedicado às mamas, realizando o estudo, o diagnóstico e o tratamento de condições que possam afetar essa região do corpo. Essa especialidade é reconhecida por realizar o tratamento do câncer de mama.

Dr. Victor Rocha esclareceu que a mamografia de rastreamento, ou de rotina, é o exame que é feito em mulheres que não tem nenhuma queixa, mas fazem periodicamente com a finalidade de, eventualmente, encontrar alguma alteração ou lesões cancerígenas. “É importante destacar que existem as pacientes assintomáticas, sendo que elas precisam ter a prevenção anual a partir dos 40 anos. O Ministério da Saúde aconselha que a mamografia seja anual a partir dos 40 anos. Agora se a mulher tiver sintomas, e identificar nódulos na mama, secreção ou identificar um seio maior que o outro, é fundamental que procure um médico para que seja feito o acompanhamento”. 

Durante entrevista a Rádio Hora, Dr. Victor Rocha explicou que mesmo durante a pandemia, estão sendo realizadas as consultas.“O câncer de mama é uma doença muito séria, mais de 60 mil casos já foram diagnosticados no Brasil só em 2020, e temos essa preocupação com o diagnóstico precoce. Durante esse período de pandemia, continuamos com o nosso trabalho ambulatorial, mas sempre orientamos as pacientes sobre os benefícios da mamografia de rastreamento”. 

Veja mais informações e assista a entrevista na íntegra:

https://www.facebook.com/RadioHora/videos/733205890851544/