Por Marcelo Nunes
As injustiças da carga tributária afeta os menos favorecidos; É preciso fazer com que os mais ricos também paguem a conta. Do jeito que está “os mais pobres financiam os mais ricos.” A opinião é do coordenador da Unidade de Educação Fiscal da SEFAZ (Secretaria de Fazenda de Mato Grosso do Sul) e ex-deputado estadual, Amarildo Cruz. A referida avaliação foi colocada no Jornal da Hora (Rádio Hora- FM 92,3), apresentado pelo Jornalista Artur Mário.
O assunto foi abordado quando a pauta era a 69ª Reunião Nacional do Grupo de Educação Fiscal, que acontece no auditório da Delegacia da Receita, em Campo Grande. O evento começou ontem e segue até amanha (25/04).
Amarildo Cruz é auditor fiscal de carreira, é ex-deputado pelo PT, e foi convidado pelo Governador Reinaldo Azambuja para ocupar o referido cargo na Sefaz.
Ele comentou que o objetivo do referido Encontro é discutir cidadania fiscal. Observa que o “exercício da cidadania é o que dá consciência e compreensão mínima para o cidadão atuar como agente de modificação das injustiças sociais.”
O programa desta quarta-feira (24/04) também contou com participação do Governador Reinaldo Azambuja, direto de Brasília. Ele fez um balanço do que foi o IV Fórum dos Governadores.
Entrevistado pelo jornalista Clodoaldo Silva, o Governador destacou os seis pontos em debate no encontro, entre as quais, a Lei Kandir, Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e Lei Mansueto, além da sessão onerosa. Este último visa permitir a revisão do contrato de cessão onerosa firmado entre a Petrobras e o governo — e autorizar a empresa a transferir até 70% dos direitos de exploração de petróleo e gás na área do pré-sal.
Durante a reunião o governador disse ainda que defendeu a aplicação de novas regras para o Fundeb. Com relação ao Plano Mansueto, explicou que a proposta do executivo ainda está sendo formatada.
Acompanhe no vídeo abaixo a integra das entrevistas com o Governador Reinaldo Azambuja, e o coordenador da SEFAZ, Amarildo Cruz. O Programa, que marcou o retorno do jornalista Artur Mário, ainda abordou a aprovação do Projeto da Reforma da Previdência, política nacional, meio ambiente outros assuntos.