El Niño faz “outubro ser o mês mais quente do ano”, diz meteorologista Natalio Abrahão

Com temperaturas altas e pouca chuva, o sul mato-grossense sofreu durante o mês de setembro. As temperaturas ultrapassaram a marca dos 40° e as cidades de Paranaíba, Porto Murtinho e Três Lagoas estiveram entre as mais quentes do país. Apesar da amenização do clima, o mês de outubro promete ser o mais quente do ano 

O meteorologista Natalio Abrahão Filho, declarou em entrevista ao Jornal da  Hora desta sexta-feira (29) que o mês de outubro será o mês mais quente do ano, superando o mês de setembro. Segundo ele, existe uma previsão de calor intenso para o mês entre os dias 11 e 22.

“Tem uma previsão de calor intenso para outubro. Nós estamos com modelos históricos de temperatura para o estado entre os dias 11 e 22, em que essas temperaturas vão evoluir para valores na faixa de 40° até 45°. Principalmente a faixa leste oeste, de Três Lagoas de um lado passando por Campo Grande na região central e até Corumbá. Na região norte as temperaturas devem evoluir para esses termos depois do dia 15”, declarou Natálio Abrahão.

O Meteorologista também declarou que o estado deve receber pancadas de chuva durante o calor intenso. Conforme Natalio, os sul mato-grossenses precisam se proteger durante as temperaturas. Além da ingestão de água, os moradores devem procurar usar roupas claras e leves. 

O plantio de árvores também pode amenizar o clima. Em um estudo feito pelo meteorologista na última semana, dois carros foram estacionados, um embaixo de uma árvore, e outro diretamente ao sol. Ao final de uma hora, a diferença de temperatura alcançou os 10°.

Conforme Natálio Abrahão Filho, o setor de agricultura é o mais afetado especialmente na fase do plantio. Todo esse impacto da mudança climática deve-se ao fenômeno El Niño provocado pelo aquecimento ou resfriamento das águas do oceano pacifico, que interfere no clima de todo o mundo. Para ele, a previsão de calor intenso deve ser amenizada pelas pancadas de chuva entre os dias 20 e 30 de outubro.

Assista a entrevista na íntegra

Foto: Evelyn Mendonça
Texto: Reuel Oliveira