Eleições 2024: Beto Pereira promete construção de 2500 moradias para diminuir o número de favelas em Campo Grande 

Na sabatina com os candidatos à prefeitura de Campo Grande, o Jornal da Hora entrevistou nesta segunda-feira (23), o candidato pelo PSDB, Beto Pereira. Durante o programa, ele abordou sobre saúde, educação, e infraestrutura de Campo Grande.

Beto Pereira nos estúdios Rádio Hora. Foto: Evelyn Mendonça

Em sua fala, Beto destacou o objetivo de entrar para a história da cidade, e disse que seu desejo é se tornar o melhor prefeito da capital. “Eu vou assumir essa liderança, vamos conduzir o processo para que Campo Grande volte a ser aquela cidade de prosperidade e eu não tenho dúvida que o meu objetivo é ser o melhor prefeito que a capital já teve e colocar o meu nome na história”.

Educação

Uma das propostas de Beto Pereira, é a ampliação das vagas para Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), a ponto de atender toda a demanda da capital. Conforme o candidato, além das EMEIS, Campo Grande também receberá uma nova escola de educação integral por região. 

“Nós temos um plano ousado para a educação. Primeiro, nós vamos universalizar as vagas para crianças em EMEIs e creches. Nós vamos criar pelo menos uma escola de período integral em cada uma das regiões de Campo Grande priorizando as regiões de maior vulnerabilidade”, disse. 

Beto Pereira destacou também a discrepância no Plano Nacional de Educação e a realidade educacional de Campo Grande. O plano determina que 50% das escolas do município devem ser integrais, enquanto a capital possui apenas 6 instituições de ensino na modalidade integral. 

“O Plano Nacional de Educação previa pelo menos 50% das escolas ou 35%  das matrículas deveriam estar em período integral. Nós temos apenas seis em período integral. Então nós temos aí algo a ser perseguido que está muito distante da nossa realidade, mas não vamos descansar enquanto não equilibramos a realidade de Campo Grande com o Plano Nacional de Educação. Nós vamos voltar a ser uma cidade reconhecida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ofertado pras nossas crianças ”, disse. 

Saúde 

Além disso, Beto enfatizou que sua prioridade na saúde será a estruturação dos atendimentos primário, secundário e terciário.

“Nós temos que ter uma estruturação da saúde desde a atenção primária, depois a atenção secundária lá na UPA e depois nos hospitais. Quando utilizamos um leito hospitalar para um cidadão que quebrou um dedinho e que está ocupando uma vaga de alta complexidade, é porque o sistema é falho e aí é que nós temos que organizar novamente o sistema”, disse.

Infraestrutura e Moradia

O candidato também foi questionado a respeito do aumento do índice de favelas em Campo Grande. Sobre a situação,  ele ressaltou a construção imediata de 2500 moradias, para resolução do déficit habitacional.

“ Nós vamos aderir a todas as iniciativas, não vamos nos negar parcerias para enfrentar a questão do déficit habitacional. Imediatamente 2500 casas precisam ser construídas em Campo Grande para retirar pessoas que estão hoje em favelas, pessoas que estão vivendo em situação de risco e pessoas que precisam ter dignidade nas suas vidas. Portanto, nós vamos atacar de forma muito firme o déficit habitacional, e essa medalha que Campo Grande ostentou outrora [não possuir favelas] novamente vai ser algo que vai nos dar como referência de política pública”, concluiu.

Assista a entrevista na íntegra