Empresário do ‘X’ e SpaceX e ex-presidenciável Vivek Ramaswamy foram convidados para o órgão (que não fará parte do governo)
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta terça-feira (12) que os empresários Elon Musk, do ‘X’, SpaceX etc., e Vivek Ramaswamy, que chegou a ser pré-candidato a presidente pelo partido Republicano, vão liderar o Departamento de Eficiência Governamental (Department of Government Efficiency, DOGE).
Segundo o comunicado (veja abaixo na íntegra), o novo departamento de Musk e Ramaswamy será encarregado de desmanchar a burocracia governamental, talhar regulações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais.
DOGE não é governo
O novo “órgão”, entretanto, não vai integrar o governo americano oficialmente e existirá como uma parceria com a Casa Branca e o Escritório de Gestão e Orçamento (OMB, em inglês), órgão que se assemelha ao Ministério do Planejamento no no Brasil, mas com alguns poderes do Tribunal de Contas da União (TCU).
“Ele se tornará, potencialmente, o Projeto Manhattan’ do nosso tempo”, disse Trump, que promete um “choque no sistema” do governo, além de eliminar qualquer desperdício na máquina estatal. O Projeto Manhattan é o agora notório projeto secreto liderado pelo governo americano em conjunto com os maiores cientistas da época para criar – em tempo recorde – armas nucleares durante a Segunda Guerra Mundial.
Musk reagiu no ‘X’com uma postagem logo após o anúncio de Trump: “Ameaça à democracia? Não, ameaça à burocracia”. Já Vivek Ramaswamy reagiu apenas com uma bandeira dos EUA, ao republicar o anúncio do presidente eleito pela segunda vez.
- fonte: Diário do Poder