Em atenção à luta contra a Aids, ações alusivas ao Dezembro Vermelho são desenvolvidas nos presídios de MS

Considerado mês de conscientização e combate à Aids, a campanha mundial Dezembro Vermelho tem como objetivo reforçar a solidariedade, a tolerância e sensibilização sobre a questão. Dentro das unidades penais de Mato Grosso do Sul, ações de prevenção e informativas também foram promovidas com homens e mulheres privados de liberdade.

Através de palestras, atendimentos médicos, testes rápidos, e orientações, os reeducandos puderam tirar dúvidas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Hepatites virais, entre outros.

No Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, a palestra alusiva ao tema foi ministrada às reeducandas por um especialista, oferecida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Outras dúvidas também foram tiradas pelo enfermeiro Luiz Henrique Teles.

Já no presídio feminino de regime semiaberto e aberto da Capital, além de orientações também foram realizados testes de Hepatites A, B e C, Sífilis, HIV e Glicemia. As coletas foram feitas em horários estendidos, para abranger o maior número de internas possível e contou com apoio da chefe de Enfermagem do UBS Pioneira. Em casos positivos, as reeducandas foram encaminhadas para atendimento médico e realização de exames complementares.

Uma roda de conversa com foco na prevenção da doença foi ministrada pela enfermeira Ludmila Sommer aos internos do Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” – presídio de segurança máxima da capital.