Em jogo marcado pela luta contra o racismo, Seleção Brasileira enfrenta a Espanha em segunda partida de Dorival

Time entra em campo com foco na luta antirracista pelo mundo

FOTO: GETTY IMAGES

Após estrear com vitória sobre a Inglaterra por 1×0 no último sábado (23), a Seleção Brasileira enfrenta hoje (26) a Espanha na segunda partida de Dorival Júnior a frente da equipe.

Apesar da euforia do resultado positivo no primeiro amistoso, o time ainda busca aumentar a moral depois dos resultados negativos de 2023. No último ano, foram nove partidas, com apenas três vitórias, um empate e cinco derrotas.

A seleção também joga com a expectativa de mais uma boa atuação do jovem Endrick, que após estrear no ano passado, marcou seu primeiro gol com a camisa amarela contra a Inglaterra, no histórico Estádio Wembley. Com o gol, Endrick se tornou o jogador mais jovem a marcar na arena.

FOTO: REUTERS

Apesar da busca pela segunda vitória consecutiva de Dorival, pelo aumento da moral, confiança do time e de mais uma atuação positiva do jovem Endrick, o jogo será marcado pela luta contra o racismo, protagonizada em território espanhol por Vinícius Júnior.

Vítima de casos que chocam o mundo há mais de um ano, Vinícius enfrenta constantes insultos racistas no país, como os ocorridos na partida contra o Valencia em 21/05/2023, em que o estádio adversário cantou “MONO”, macaco, para o jogador.

FOTO: GETTY IMAGES

Após o jogo contra a Inglaterra, o jogador disse em entrevista coletiva que os casos o fazem ter “cada vez menos vontade de jogar futebol“. A entrevista escancarou a necessidade se olhar com mais atenção para o caso do que para o jogo.

Durante o período atuando na Espanha, Vinícius tem vindo a público denunciar os casos e a luta do jogador passou a ser pela mudança na Lei espanhola, pelo debate do tema na sociedade e pela punição dos casos.

Diante da luta de Vinícius, a Seleção entrará em campo na busca de conscientizar os fãs de futebol na Espanha e no mundo a respeito da gravidade do tema. Para a partida, o atleta do Real Madrid usará a braçadeira de capitão.

A tendência é que Dorival Júnior repita o time que atuou contra a Inglaterra, com Bento, Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell, João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá, Raphinha, Vinícius Júnior e Rodrygo.

Os times entram em campo as 16h30 no Santiago Bernarbeu.

Texto: Reuel Oliveira