Em Mato Grosso do Sul, 17,6 mil faltaram primeiro dia de provas do Enem

Dos 70.396 inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 em Mato Grosso do Sul, 17.655 não apareceram para fazer as provas desse domingo (3). O percentual de ausentes foi de 25,1%, pouco acima do índice de abstenção registrado no País, 23%.

No Brasil, foram 5.095.388 de inscritos e 3.920.638 presentes. Dentre os 1.174.750, estão os 376 eliminados por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Também estão os 97 que tiveram emergências médicas ou foram afetados por situações como interrupção temporária de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.

Ontem, foram aplicadas as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos tiveram 5 horas e meia para resolver as questões e desenvolver dissertação sobre a democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Quem não fez a prova nesse domingo, ainda poderá comparecer ao segundo e último dia do exame. No dia 10, os participantes farão as provas de matemática e ciências da natureza.

Os gabaritos do exame serão divulgados no dia 13 de novembro, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira).