Em meio a onda de lesões, Flamengo recebe Peñarol pelas quartas da Libertadores da América

Texto por Reuel Oliveira

Fotos: André Durão/ Leonardo Mainé

De olho no tetra da Libertadores, O Flamengo inicia sua caminhada nas quartas de final nesta quinta-feira (19), contra o Peñarol. 

O Rubro Negro recebe a tradicional equipe uruguaia com favoristismo, mas vai precisar derotar o fantasma que vem assolando a equipe durante toda a temporada: as lesões. 

No momento atual, o Flamengo tem seis jogadores afastados. São eles: Matías Viña, Cebolinha, Gabigol, Michael, Luiz Araújo e Pedro, o maior desfalque da equipe, que só volta em 2024.

O camisa 9 era o grande centro do ataque do time de Tite, e anotou 30 gols no ano, cinco deles na Libertadores. Sem Pedro, o Flamengo precisa se reformular de forma rápida. Sem o atacante, a equipe marcou apenas dois gols nas duas partidas que sucederam a lesão. Os gols foram marcados por Arrascaeta, contra o Bahia, e Gérson, contra o Vasco. 

Além de Pedro, Vinã, e Cebolinha só retornam após o fim da temporada. 

Para a partida desta noite, mais uma vez, Bruno Henrique joga posicionado no centro do ataque. 

A partida

Em entrevista à ESPN, Bruno Henrique falou sobre o jogo. O camisa 27 citou a ansiedade, mas ressaltou a paciência e calma para enfrentar o rival. “São 180 minutos. Acredito que eles virão dessa forma [com linhas baixas]. A gente tem que ter paciência, tocar a bola. Fazer o que a gente faz, infiltrações, finalizações, e fazer o que a gente faz, fazer o gol”, disse. 

A partida promete ser um desafio. O Peñarol é o último time a vencer o Flamengo na Libertadores dentro do Maracanã. O jogo ocorreu em 2019, e a equipe uruguaia saiu vencedora por 1×0, com gol de Viatri. O ano, porém, terminou com o Flamengo campeão da copa. 

Para a partida, o Peñarol conta com Leo Fernández e Maxi Silvera. Silveira é o centroavante da equipe, e um dos artilheiros da competição, com seis gols. Já Fernández atua no meio campo e joga avançado. O camisa 8 é o líder em assistências da Libertadores, com cinco passes para gol. 

Escalação: 

Flamengo: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz, Gerson e Arrascaeta; Plata e Bruno Henrique.

Peñarol: Aguerre, Léo Coelho, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez; Pedro Milans, Eduardo Darías, Damián García, Javier Cabrera, Léo Fernández, Maximiliano Olivera; Maximiliano Silvera.

O jogo acontece nesta quinta-feira (19), às 18h, no Maracanã.