Localizado na região do Bandeira, o bairro Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian recebeu uma blitz educativa a respeito do Aedes aegypti. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e atendeu o bairro e toda a região em torno.
Em entrevista ao Jornal da Hora desta terça-feira (30) o presidente da associação de moradores do bairro, Professor Jânio Macedo, destacou a importância da ação para conscientização dos moradores do bairro que já alcançou o índice de 350 casos. O professor também ressaltou a forte participação da juventude na ação da SESAU.
“Aconteceu a semana toda com ênfase na sexta-feira e com uma grande carga da participação de jovens que ajudaram a fazer a panfletagem e a abordagem. […] Foi muito importante e durante a semana a secretaria disponibilizou servidores de endemias e fizeram visitas. Então foi muito importante essa conscientização porque nós já tínhamos uma incidência de 350 casos”, disse o presidente.
Em 2023 Mato Grosso do Sul teve 41.046 casos confirmados de dengue, 46.775 prováveis e 42 óbitos confirmados da doença, conforme o Boletim Epidemologico da Secretaria de Estado de Saúde. Conforme o presidente do bairro, é necessário aumentar a atenção devido a proliferação dos mosquitos.
“Esse período de janeiro é um período que chove muito e faz muito calor, então a incidência da proliferação do mosquito da dengue é muito grande e a gente apela para os moradores cuidarem dos seus quintais”, concluiu.