Emprego e renda: Funsat amplia programas de qualificação em 2024 

Com mais de 27 mil trabalhadores atendidos na sede da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) em 2023, a instituição segue inovando em 2024. 

Entre as novidades da Funsat, está o programa de qualificação para imigrantes que vivem na capital do Mato Grosso do Sul. O objetivo do projeto é que os imigrados possam ter condições de adentrar o mercado de trabalho e melhorar sua qualidade de vida.

Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira, o diretor-presidente da Funsat, Paulo Silva destacou que a qualificação profissional é a melhor forma de auxiliar os imigrantes. Conforme ele, seguindo orientações da prefeita Adriane Lopes (PP) a Funsat vai buscar a qualificação também da língua portuguesa. 

“Se a gente oferecer comida ou algum recurso ele vai continuar na rua, a gente só consegue trabalhar e tirar esse grupo da rua se a gente oferecer a ele emprego. A ideia é colocar esse pessoal no mercado de trabalho e dar a eles dignidade. Claro que isso também vai envolver a questão da língua, então a gente está pensando junto com a coordenação da nossa escola em ofertar algum curso da língua portuguesa”, ressaltou. 

Idosos no Mercado de Trabalho

Outro foco para 2024 da Funsat é preparar e encaminhar às empresas profissionais acima dos 50 anos de idade, até porque muitos empregadores têm preferência por trabalhadores nesta faixa etária pois já possuem várias experiências.

“A área dos 50+ tem o pessoal que já aposentou mas que tem um salário baixo e precisa de uma renda complementar, então a gente tem que trazer esse grupo de novo pra trabalhar. A vantagem é que esse grupo já está treinado, já está preparado. E o outro grupo é aquele que ainda não atingiu a aposentadoria mas não consegue se colocar no mercado de trabalho porque tem 55 anos e para se aposentar precisa de 65”, explicou.

Juventude na construção civil

Conforme o diretor-presidente da Funsat, para 2024 um dos objetivos será formar jovens técnicos na construção civil. Segundo Paulo Silva são oferecidos altos salários na área, mas as grandes construtoras têm apresentado dificuldades na busca por novos trabalhadores, e a capacitação da juventude pode ser a solução. 

“As grandes construtoras têm sofrido para encontrar esse tipo de profissional [técnicos na construção civil]. Nós já estamos formando o primeiro grupo de técnicos que vai atender a prefeitura. Nós vamos ter a próxima turma já com cem vagas, Está tudo alinhado para iniciar o curso dia 20 de fevereiro”, concluiu. 

A sede da Funsat fica localizada na Rua 14 de julho, 992, e atende pelo (67) 4042-0585.

Assista a entrevista na íntegra

Foto: Reuel Oliveira