Texto por Reuel Oliveira
.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), divulgou nesta segunda-feira (13) o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), 2024. Conforme o calendário, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. Já os resultados devem ser divulgados no dia 13 de janeiro de 2025.
De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição, de R$85, deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho.
O professor da área de exatas, Fabis Nascimento explicou como os alunos que realizarão o Enem 2024 devem se preparar para a prova.
“O preparo vem com antecedência, então uma das maneiras do aluno começar a se preparar é utilizar e verificar quais são aqueles conteúdos que são mais cobrados, aqueles conteúdos que têm maior peso, aqueles que caem em todas as provas do ENEM, fazer muitos exercícios. […]. Desta forma ele vai ganhando conhecimento, mas o principal é ficar atento as datas e ler o cronograma, tudo isso é importante para que ele não se prepare só intelectualmente, mas também Física e mentalmente”
O edital prevê que o exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação e ciências humanas. Já no segundo dia serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática.
O Enem tem como funcionalidade avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fies e ProUni.