“Enfermeiros estão insatisfeitos em MS”, diz Presidente do Coren na Rádio Hora

Conforme o presidente do Coren-MS, (Conselho Regional de Enfermagem de MS), Sebastião Junior Henrique Duarte, o Hospital Regional tem um déficit de quase 200 enfermeiros. (Foto: Vivian Krajewski).

Por: Vivian Krajewski

O presidente do Coren-MS, (Conselho Regional de Enfermagem de MS), Sebastião Junior Henrique Duarte, disse nesta quinta-feira (17), durante entrevista ao Jornal da Hora 92 FM, que a insatisfação da enfermagem é geral em Mato Grosso do Sul.

Conforme Sebastião, o Hospital Regional tem um déficit de quase 200 enfermeiros: “Desde a gestão passada, nosso governador foi reeleito, conversamos com o Secretário de Estado de Saúde, de Adminstração e a ex-vice governadora e já pedimos ao atual Secretário Geraldo Rezende, a realização de novos concursos para o Hospital Regional que é 100% do SUS que temos no Estado.” Disse.

O presidente do Coren também reforçou que as condições de trabalho e a sobrecarga podem ocasionar doenças como a depressão. Um caso que chamou atenção recentemente na Capital foi a morte da enfermeira Janaína Silva e Souza, 39 anos, que foi encontrada morta na noite do dia (2) em sua residência. A principal suspeita da polícia é de suicídio, a morte causou comoção entre colegas de profissão, que denunciaram as cargas horárias exaustivas como um dos fatores que pode ter contribuído para depressão de Janaína.

“Estamos fazendo um alerta para a saúde mental dos profissionais da enfermagem porque precisamos deles”, destacou o Presidente do Coren neste mês de Janeiro Branco, onde em todo País são realizadas campanhas voltadas à conscientização e a prevenção da saúde mental.

Ainda durante entrevista o presidente do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de MS), disse que a Santa Casa de Campo Grande é o segundo local onde abriga o maior número de profissionais de enfermagem do Estado, e que houve atraso no pagamento do 13º salário: “Isso é um desrespeito trabalhista”, indagou.

E para a Capital, Sebastião declarou que há previsão de novos concursos: “Nós solicitamos ao Prefeito uma contratação por processo simplificado, ele nos atendeu com um número bem menor que a gente pediu e nos foi informado que o concurso sairá em maio”, disse.

Veja: