Engenheiro, Jary Castro, reforça a necessidade da educação e disciplina da população para a mobilidade urbana

A mobilidade urbana é a condição que permite que a população se desloque de um ponto a outro dentro das cidades e desenvolva relações sociais e econômicas. A conscientização da população e a acessibilidade tornam-se então essenciais para permitir que todos, tanto pedestres quanto motoristas, transitem com segurança e agilidade pelos grandes centros urbanos. 

Na manhã desta quinta-feira (9), o Jornal da Hora recebeu o engenheiro civil, especialista em mobilidade urbana, Jary Castro que pontuou a importância da educação de trânsito para mudar comportamentos que prejudicam o bom funcionamento das vias, como o de não dar a seta e não respeitar as sinalizações de trânsito, e o papel da acessibilidade para tornar o deslocamento possível para todos. “Existem alguns problemas culturais que não temos como culpar o poder público, precisamos educar essa população para que ela respeite o trânsito”, afirma. 

O engenheiro aponta que a acessibilidade não só nas vias públicas, mas também em todos os ambientes de convívio, como praças, hospitais e centros comerciais, é outro fator crucial a ser observado, pois a falta dela restringe a circulação de pessoas com deficiência. Rogério, é uma pessoa com deficiência visual e relata a dificuldade de transitar pelas calçadas de Campo Grande, não só pela falta de estrutura, mas também pela falta de educação da população. “Eu que sou cego e são as pessoas que trombam em mim, é muito raro eu esbarrar em alguém”, brinca. 

Assista a entrevista na íntegra: