Escolas do Sesi de Corumbá e Dourados embarcam para Festival de Robótica no Rio

Conquistadas depois de muita pesquisa e dedicação, chegou a hora dos times de robótica das escolas do Sesi de Corumbá, Tupitech, e de Dourados, BR Racing, embarcarem rumo ao Festival Sesi de Robótica, que começa nesta sexta-feira (15) e segue até domingo (17) no Rio de Janeiro (RJ).

Os alunos do Tupitech, que vão concorrer na a categoria FIRST Tech Challenge, o desafio tecnológico, embarcaram na quarta-feira (13), enquanto a equipe de Dourados, que disputa a categoria F1 in Schools (F1 nas Escolas), saíram nesta quinta-feira (14).


Sesi de Corumbá, Tupitech. (Foto: Divulgação)

O professor Carlos Campos, técnico da Tupitech, explicou que os alunos do time projetaram, construíram e programaram um robô autônomo, que é operado por motorista, no caso, os próprios alunos, via smartphone. “A ideia é trabalhar a análise e compreensão e atitudes entre estudantes, fornecendo um exemplo de profissionalismo gracioso na prática. Todo o time está ansioso, porque eles trabalharam com bastante comprometimento e esperando um bom resultado”, comentou.

Equipe da escola Sesi de Dourados, BR Racing. (Foto: Divulgação)

O professor Felipe Perez, técnico da equipe de Dourados, BR Racing, comentou que os alunos estão confiantes. “Nossa expectativa com o torneio é maior possível, porque temos um projeto fantástico e aprofundado em todas frentes: marketing, empreendedorismo, engenharia, modelagem e construção”, resumiu.

 O torneio

Nesta edição, 1.200 alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil colocam, na prática, o aprendizado em Ciências, Matemática, Física e outras disciplinas ligadas à tecnologia ao construírem robôs de diversos tipos. Separados por categorias, os estudantes vão encarar três desafios: o Torneio Sesi de Robótica First Lego League, o Torneio Sesi de Robótica First Tech Challenge (Desafio tecnológico) e o Torneio Sesi F1 in Schools (F1 nas Escolas).

No Torneio Sesi de Robótica First Lego League, a disputa terá a participação de 84 equipes de diversos estados. As vagas foram conquistadas durante as etapas regionais. O tema da temporada, Into Orbit (Em órbita), desafia os estudantes a pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Eles terão de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial.

Durante o Festival também será realizado o Seminário Educação 360 Jovem Tech. Debates com especialistas e estudantes irão abordar temas como tecnologia e Ensino Médio, formação para o trabalho e a metodologia STEAM (termo em inglês que conceitua a união de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes). Entre os confirmados estão o diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, e o designer da LEGO Education e especialista em robótica educacional, Lee Magpili. O seminário será realizado na sexta-feira (15), no auditório do Museu do Amanhã, de 9h às 17h.

O evento é gratuito e aberto ao público.