Retomar a rotina de estudos depois de um tempo de descanso pode ser desafiador. Aproveitar as férias e feriados para descansar e espairecer com os amigos e familiares é importante. Porém, para quem deseja focar nos estudos em 2024, é necessário definir algumas metas.
Por isso, a head de Cultura, Engajamento, Desenvolvimento e Remuneração do Pravaler, Ottília Duarte, dá cinco dicas para que o período de estudo seja bem aproveitado.
1- Busque um lugar calmo para estudar
Estudar na cama, no escuro e com um ambiente que te distraia é um risco, e além de comprometer a produtividade, prejudicará a concentração e memorização. Estar em um lugar limpo, organizado, e com uma boa iluminação poderá garantir motivação, incentivo e otimização do seu tempo. É importante ter um local confortável e calmo para que o foco seja mais fácil.
2 – Elabore um cronograma de estudos
Monte um cronograma com suas prioridades e o tempo que deseja dedicar a cada uma para que consiga otimizar seu tempo e focar com mais facilidade.
3 – Marque pausas entre as sessões de estudo
Um dos maiores erros de quem está voltando aos estudos é fazer tudo ao mesmo tempo e depressa. Por isso, quando estiver montando seu cronograma, não se esqueça de definir pausas. Alguns métodos de estudo, como o Pomodoro, que consiste em dividir o foco em períodos de 25 minutos com intervalos curtos entre eles, já foram comprovados como muito mais eficientes do que horas de estudo ininterruptas.
4 – Evite usar o celular
É fato que o celular pode ser um grande aliado nos estudos caso usado da maneira correta. No entanto, na maior parte das vezes, ele pode ser um grande obstáculo para quem busca manter o foco. Se possível, coloque seu telefone longe, e use outros dispositivos, como computadores e tablets para consulta, ou tente colocá-lo em modo silencioso e use-o somente quando for extremamente necessário.
5 – Mantenha a rotina
Os primeiros dias são os mais difíceis ao se adaptar a uma nova rotina. Por isso, o início de sua retomada aos estudos pode parecer muito difícil, mas é importante que se mantenha persistente! Aos poucos, você irá se adaptar a essas tarefas e o espaço que elas ocupam no seu dia, e todo o processo se tornará mais fácil.
Texto: da redação, com informações da assessoria
Foto: Freepik