Estado vai lançar Carreta da Cultura em outubro; ação levará apresentações culturais para municípios do estado

Texto por Reuel Oliveira

A Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul lançará em outubro o projeto Carreta da Cultura. A iniciativa tem como objetivo levar a identidade cultura sul mato-grossense pelos municípios do estado, aumentando seu reconhecimento.

Eduardo Mendes nos estúdios Rádio Hora. Foto: Evelyn Mendonça

O diretor-presidente da fundação, Eduardo Mendes, declarou em entrevista ao Jornal da Hora desta terça-feira (28) que durante a ação, os municípios irão receber apresentações musicais e teatrais, além da exibição de filmes. As equipes e os equipamentos serão levados pela carreta. 

“Vai ser uma carreta. Imagina chegar em Japorã, em Figueirão, em Jaraguari e no meio da praça colocar um circo, um teatro, poder exibir um filme, ter música É possível com uma carreta nessas cidades”, disse. 

O diretor da fundação também ressaltou que o projeto permanecerá durante dois dias em cada cidade, e vai gerar oportunidades para os artistas do MS. 

Conforme Mendes, em 2024, a carreta passará por 40 municípios e poderá desenvolver no interior do MS o sentimento de pertencimento cultural. “Nós vamos percorrer 40 municípios esse ano levando cultura e arte para esses lugares que nunca receberam.Imagina uma pessoa podendo receber essa carreta da cultura. Vai ser muito importante para gerar esse sentimento cultural nessas populações”. 

O projeto deve se iniciar após as eleições municipais, em outubro. Para esse ano, somente municípios do interior irão receber a carreta, mas o objetivo da fundação é que o projeto se estenda em 2025 para as grandes cidades. 

Assista a entrevista na integra