Saneamento: “Passos largos para universalizar esgoto em CG”, diz presidente da Águas Guariroba

Após construir mais mais de 230 quilômetros de novas redes de esgoto que beneficiaram mais de 20 mil famílias em 2023, a empresa responsável pelo  saneamento básico e tratamento de esgoto em Campo Grande, Águas Guariroba, se prepara para mais obras em 2024.

Em entrevista ao Jornal da Hora desta sexta-feira (15), o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis Oliveira, declarou que a partir das obras a cidade vai alcançar ainda em 2024 a marca de 90% de sua população atendida com a rede de esgoto, o marco determinado pela Lei Federal de saneamento básico.

“100% de água nós já temos há muito tempo, já universalizamos a água na cidade e agora estamos caminhando para universalizar no marco legal o saneamento que a lei federal estabelece 90% de esgoto coletado e tratado até 2033. Campo Grande tem essa esse plus, já estamos conseguindo chegar em 90% nesse ano, ou seja, nove anos antes da lei federal”, ressaltou.

Conforme o diretor-presidente, o orçamento para 2024 já foi aprovado, e irá possibilitar a construção de mais 200 quilômetros de novas redes, suprindo a necessidade de mais 20 mil famílias. Apesar dos números, Themis Oliveira espera conseguir aumentar ainda mais o investimento.

“Para esse ano nós já temos orçamento para 200 quilômetros [de novas redes]. Eu estou buscando aumentar um pouco, ano passado nós começamos com 150 quilômetros e conseguimos ir aumentando. Só que mais 200 quilômetros querem dizer mais 20 mil famílias que vão ser atendidas com rede de esgoto. E nós vamos sair de 90%  para 92% de cobertura. Estamos caminhando a passos largos para chegar na universalização também do esgoto na cidade”, concluiu.

Foto e texto: Reuel Oliveira

Assista a entrevista na integra