Estudantes que optarem pelo Financiamento Estudantil (FIES)podem realizar a contratação por meio de aplicativo disponibilizado pela CAIXA Econômica Federal. Em entrevista ao Jornal da Hora desta terça-feira (01), o Superintendente de Rede Caixa em MS, Augusto Cesar Vilhalba destacou que com a novidade, não é mais necessário que o estudante vá até uma agência do banco presencial para efetivar a contratação.
“No aplicativo ele consegue ver a evolução do saldo devedor, consegue emitir um boleto, se tiver uma prestação atrasada ele emite o boleto e paga através do aplicativo mesmo, também pode fazer aditamentos, que são as renovações do financiamento depois que inicia”, disse.
Além disso, o superintendente explica que é possível suspender o financiamento a partir do aplicativo “Se por algum motivo precisar trancar a faculdade, ele também consegue suspender o financiamento através do aplicativo, então ele faz toda a gestão dessa vida no financiamento do FIES através do aplicativo”, destacou.
O banco já realizou as primeiras contratações com jornada 100% digital por meio do App. Neste primeiro momento, podem contratar estudantes que não têm cônjuge, não contam com fiador ou representante legal. Quem não se enquadra nesses critérios, permanece realizando a contratação diretamente nas agências.
A contratação digital por meio do App FIES fica disponível em dias úteis, no horário das 09h às 19h. Os estudantes devem fazer a contratação em até cinco dias antes do prazo final para realizar o financiamento, data que é estipulada no Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).
Como contratar no App FIES:
· Basta o estudante baixar o App Fies, disponível em todas as lojas oficiais de aplicativos;
· Abrir o App;
· Clicar em “Contratação FIES”;
· Enviar os documentos de identificação exigidos para a assinatura do contrato, como a carteira de identidade, a carteira nacional de habilitação ou a identidade militar;
· Indicar uma conta na CAIXA (Quem não tem conta no banco, pode abrir gratuitamente no App CAIXA Tem).
A CAIXA verifica a documentação e, após essa etapa, disponibiliza o contrato para assinatura no próprio aplicativo. Por meio dele, é possível ainda consultar dados do financiamento, emitir boletos em aberto, renegociar dívidas, realizar o aditamento simplificado, suspensão temporária, entre outros serviços.
Confira a entrevista na íntegra