Em entrevista ao Jornal da Hora desta quinta-feira (15), a cardiologista Carolina Brito destacou sobre os índices de mortes em decorrência de doenças cardiovasculares, com a hipertensão arterial sendo um dos principais fatores de risco. A médica enfatiza que, apesar dos altos índices, a doença tem prevenção e é de extrema importância ficar atento aos sintomas.
“A doença cardiovascular é uma doença com uma alta mortalidade mas ela tem prevenção. É importante cuidar de fatores de risco como a hipertensão, o diabetes e o colesterol. Muitas dessas não dão sintomas, elas não deixam a gente passando mal, não deixa sentir falta de ar, cansaço, dor e aí você fica com a pressão alta, com o colesterol alto, com diabetes alto e descobre às vezes no momento de um infarto ou de um AVC”, disse.
Sobre a prevenção, a médica orienta a medir a pressão uma vez a cada dois meses, no mínimo, além de manter os exames de rotina em dia. “É importante procurar o cardiologista, fazer exames de rotina, manter uma alimentação saudável, iniciar uma atividade física, sempre que possível”, explicou.
Ela também alerta para pacientes com histórico familiar de doença crônica, onde a atenção deve ser redobrada. “O mais importante, se você tem um histórico familiar de doença crônica, AVC, todos esses problemas, buscar uma prevenção o quanto antes”, concluiu.
Assista a entrevista na íntegra