Famílias inscritas no CadÚnico devem atualizar dados para não perder benefício

Em 2021, 19 mil pessoas ainda não renovaram o cadastro e correm risco de perder benefício

A campanha “Não perca o seu benefício” orienta que famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) atualizem seus dados no sistema para que continuem recebendo benefícios sociais.

O campo-grandense que não efetuar a atualização do cadastro corre o risco de perder direitos. 

A realização é da Secretaria de Assistência Social (SAS) por meio da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG) e foi apresentada no Paço Municipal na manhã desta quarta-feira (10).

A atualização cadastral pode ser feita em uma das 21 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), espalhadas pelas sete regiões de Campo Grande e zonas rurais. 

O CadÚnico tem como objetivo auxiliar famílias de baixa renda por meio de benefícios sociais. 

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Nunes, 19 mil campo-grandenses ainda não efetuaram a atualização do cadastro.

“Mensalmente gira em torno de R$35 milhões que são benefícios sociais. Hoje nós temos uma base cadastral de 144 mil pessoas que estão no CadÚnico”.

O prefeito de Campo Grabde, Marcos Trad (PSD), afirma que a prefeitura apenas repassa o benefício social se população atualizar o cadastro.

“A gente vive um momento difícil principalmente na economia. É uma determinação do governo federal que a gente só repasse benefícios sociais aqueles que fizerem a atualização do CadÚnico, antigo nis”.

A vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, afirma que para receber benefícios sociais, o cadastro deve estar atualizado.

“Esse cadastro se faz necessário. O cadastro é essencial. Qualquer benefício social requer que este cadastro esteja atualizado. Estamos ampliando a divulgação para que famílias façam o cadastro”.

Para atualizar os dados cadastrais, a família ou usuário inscrito no CadÚnico deve procurar unidades do CRAS e portar os seguintes documentos:

  • RG; 
  • CPF; 
  • Conta de luz; 
  • Carteira de trabalho e 
  • Comprovante de renda
  • Certidão de nascimento ou casamento

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4482, ramais 6152, 6037 e 6038 ou pelo WhatsApp (67) 98472-6891.

  • fonte: Correio do Estado