Fazendeiro é autuado em R$ 6 mil pela PMA por realizar incêndio em pastagem

Foto: Divulgação/PMA

Por: Vivian Krajewski

Faltam só 10 dias para terminar o inverno, o tempo seco está favorecendo as queimadas.

E no início da semana os Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizavam fiscalização em propriedades rurais no município de Taquarussu e se depararam com uma área de pastagem que havia sido incendiada.

O proprietário ateou fogo na área de pastagem que perfez 6 hectares medidos em GPS. O fazendeiro (75) foi autuado administrativamente e multado em R$ 6.000,00 pela infração.

Segundo o Tenente Coronel Edmilson Queiroz da PMA, a emissão de licença para queimada está proibida até o dia 30 de setembro e 31 de outubro no Pantanal, “a queimada autorizada que pode ser feita para limpeza, renovação de pastagem, ainda a legislação permite que seja feita não neste período, há uma resolução dos órgãos ambientais proibindo desde o dia 1º de julho até 30 de setembro nas áreas fora do pantanal e no pantanal até 31 de outubro a queima controlada.” Destacou.

Conforme o Programa de Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) nos primeiros dias de setembro foi registrado um incêndio florestal por hora no Estado, até agora são 300 incêndios, ou seja, 27 por dia.