O Jornal da Hora desta terça-feira (03) recebeu a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Maria Cecília. Ele veio aos estúdios explicar o motivo do fechamento de escolas no estado.
A secretaria mostrou dados que dizem que de 2010 a 2019 a rede estadual de ensino perdeu 52 mil alunos. “Se eu colocar 30 alunos em cada sala vai ter 1.700 turmas, daria pra preencher 72 escolas, com 12 salas cada”, pontuou.
A secretaria ainda diz que de 2015 a 2019 diminuíram 16 mil alunos, e que com esse número daria para fechar 22 escolas. “Não estamos fechando para economizar, estamos fechando para reorganizar prédios. Da mesma maneira que fechamos duas ou três escolas, nós construímos nesses cinco anos, sete novas escolas. As novas escolas têm infraestrutura e tecnologia, e infelizmente as escolas que estão sendo fechadas são antigas e não comporta computadores e ar-condicionado. É mais caro reformar uma escola do que construir uma nova”, afirmou Maria Cecília.
A secretaria ainda disse sobre a declaração que o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad, que disse que todas as escolas que o Governo Estadual fechar, ele abrirá para alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino). Ela disse que a declaração é uma questão técnica. “Eu tive com o prefeito e ele tem um plano de educação para que até 2024 a Capital possa ter 50% das escolas em tempo integral, já o Estado tem a meta de até 2024 estar com 60% das escolas em tempo integral.”
Maria Cecília falou que o foco principal do governo é trabalhar com o ensino médio integral integrado profissional. “No nosso estado só 9% dos alunos que terminam o ensino médio vai para a faculdade. Acredito que esse modelo de ensino vai contribuir para um desenvolvimento social melhor”, finalizou.
Assista a entrevista na íntegra: