Feriados prolongados? Brasil terá menos este ano

(Foto: Divulgação)

Por: Felipe Gotardo

Feriado prolongado, quem não gosta de ouvir essas palavrinhas? Tirar uns dias a mais de folga do trabalho depois de um feriado é algo tão bom que já estamos acostumados com essa ideia. Porem, para tristeza de muitos, 2019 terá menos feriados prolongados.

O calendário oficial de datas comemorativas federais foi divulgado pelo Governo e deixou muita gente desanimada.

Boa parte dos trabalhadores poderá emendar o fim de semana no feriado apenas na sexta-feira da Paixão, em 19 de abril; e na Proclamação da República, comemorado dia 15 de novembro, também uma sexta-feira.

É claro que tem, ainda, Carnaval e Corpus Christi, na quinta, 20 de junho, que são datas com pontos facultativos, quando o empregador não é obrigado a dar folga. Nesses casos, a maioria dos brasileiros consegue uns dias de descanso.

A queda no número de feriados prolongados acontece porque vários deles cairão no sábado ou no domingo. Tiradentes, Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados.

Sem contar que o Dia do Trabalho, o Natal e o Ano Novo, na virada para 2020, caem na quarta-feira, quando é bem difícil alguém conseguir a famosa emenda.

Vale lembrar que tem, ainda, outra data com ponto facultativo: o dia do servidor público, comemorado em 28 de outubro, no caso uma segunda-feira.